Após a prisão de seu CEO no verão passado, o Telegram tem compartilhado cada vez mais dados de usuários a pedido das autoridades, de acordo com dados coletados por pesquisadores.
As autoridades francesas prenderam o CEO do Telegram, Pavel Durov , um cidadão duplo da França e da Rússia, em agosto de 2024 como parte de uma investigação sobre atividades criminosas facilitadas pelo aplicativo de mensagens focado em privacidade. Durov foi alvo de promotores por o Telegram permitir o crime organizado e sua recusa em cooperar com as autoridades.
Fonte:
securityweek.com
A Ivanti informou hoje que vários dos seus clientes estão afetados por uma nova vulnerabilidade que já está sendo explorada por hackers. A empresa publicou um alerta e um blog sobre dois bugs — CVE-2025-0282 e CVE-2025-0283 — e avisou que alguns clientes já viram o CVE-2025-0282 (um zero-day) sendo explorado em seus ambientes. Os bugs afetam os produtos Connect Secure, Policy Secure e ZTA Gateways da empresa — todos amplamente utilizados em agências governamentais locais e federais nos EUA e também internacionalmente.
Fonte:
cisoadvisor.com.br
Os ataques altamente personalizados e baseados em IA vão potencializar os golpes digitais e as fraudes de phishing em 2025, afetando as operações das empresas e a segurança dos usuários. É o que prevê o estudo "The Easy Way IN/OUT – Securing the Artificial Future", da Trend Micro, líder global em segurança cibernética. Os criminosos vão continuar criando novas maneiras de explorar áreas vulneráveis, aumentando o risco à medida que as empresas expandem a superfície de ataque.
"Com o crescimento da IA Generativa é preciso ficar atento às ameaças emergentes. O uso malicioso da nova tecnologia e os ataques hiper personalizados exigirão um esforço concentrado do setor para combater o cibercrime. Os líderes empresariais devem lembrar que não existe risco cibernético autônomo nos dias de hoje. Todo risco de segurança representa um risco comercial, com o potencial de impactar profundamente o negócio e as estratégias futuras", destaca Jon Clay, vice-presidente de Inteligência de Ameaças da Trend Micro.
Fonte:
tiinside.com.br
O chefe do laboratório de IA da Pegasystems, Peter van der Putten, examina a jornada da IA Gen para as empresas em 2024 e o que pode ser esperado para ela em 2025.
A evolução da IA Gen de uma ferramenta de curiosidade para um recurso indispensável no setor corporativo foi nada menos que transformadora.
Inicialmente elogiada por sua capacidade de aprimorar as interações do consumidor por meio de plataformas como ChatGPT e Copilot , a Gen AI agora está profundamente enraizada nos fluxos de trabalho corporativos.
Fonte:
aimagazine.com
Pesquisadores de segurança cibernética descobriram um pacote malicioso no registro de pacotes npm que se disfarça como uma biblioteca para detectar vulnerabilidades em contratos inteligentes Ethereum, mas, na realidade, instala um trojan de acesso remoto de código aberto chamado Quasar RAT em sistemas de desenvolvedores.
O pacote altamente ofuscado, chamado ethereumvulncontracthandler, foi publicado no npm em 18 de dezembro de 2024 por um usuário chamado "solidit-dev-416". No momento em que este artigo foi escrito, ele continua disponível para download. Ele foi baixado 66 vezes até o momento.
Fonte:
thehackernews.com
O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos EUA impôs sanções na terça-feira contra duas entidades no Irã e na Rússia por suas tentativas de interferir na eleição presidencial de novembro de 2024.
A agência federal disse que as entidades — uma organização subordinada do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã e uma afiliada sediada em Moscou da Diretoria Principal de Inteligência da Rússia (GRU) — buscavam influenciar o resultado eleitoral e dividir o povo americano por meio de campanhas de desinformação direcionadas.
Fonte:
thehackernews.com
Segundo Robert Half, consultoria em recursos humanos, o mercado de trabalho de TI passa por uma fase de “estabilização”. Isso é o que aponta o Guia Salarial 2025, divulgado no começo deste mês pela organização. Na prática, isso significa que após o boom do período pandêmico, e a onda de layoffs vista pelo setor nos últimos anos, a tendência é de acomodação – especialmente no que diz respeito aos salários.
Fonte:
itforum.com.br
Pesquisa do Gartner com 451 líderes seniores de tecnologia realizada no segundo trimestre de 2024, revela que 57% dos CIOs (Chief Executive Officers) afirmam ter a tarefa de liderar uma estratégia de Inteligência Artificial (IA) em suas empresas. No entanto, quatro desafios emergentes estão dificultando que eles entreguem valor para os negócios com a IA.
"Devido à incessante inovação na corrida entre fornecedores de tecnologia, os CIOs sentem que estão sempre vivendo o hype, enquanto a realidade na corrida de seus resultados com IA – e o quão difícil é obter valor – faz parecer que eles também estão em um vale", disse afirma Mary Mesaglio, Vice-Presidente e Analista do Gartner.
Fonte:
tiinside.com.br
Desde o lançamento do ChatGPT em 2022, a OpenAI tem desafiado as expectativas com um fluxo constante de anúncios e melhorias de produtos. Um desses anúncios veio em 16 de maio de 2024 e, para a maioria dos consumidores, provavelmente pareceu inócuo. Intitulado “Melhorias na análise de dados no ChatGPT”, o post descreve como os usuários podem adicionar arquivos diretamente do Google Drive e do Microsoft OneDrive. Muito bom, certo? Talvez.
Sim, ferramentas como o ChatGPT estão transformando a maneira como as empresas operam, oferecendo eficiência e produtividade incomparáveis. Mas, embora a promessa de conveniência seja significativa, ela também traz uma série de riscos potenciais de segurança: conectores como esses inevitavelmente levam a uma superfície de ataque mais ampla, pois esses aplicativos geralmente exigem acesso a ambientes onde dados pessoais e organizacionais altamente confidenciais são mantidos.
Fonte:
nudgesecurity.com
A DPU (Defensoria Pública da União) adotou soluções de nuvem da Huawei com objetivo de tornar suas operações de TI mais eficientes e seguras. O órgão tem 70 unidades distribuídas por 26 estados e 43 municípios, além do Distrito Federal, e tem a pressão permanente de melhorar o acesso à justiça para os cidadãos brasileiros, particularmente os de baixa renda.
Leia também: RD Station reforça estratégia multiproduto com foco em vendas, marketing e e-commece
Antes da adoção da tecnologia, a infraestrutura da DPU dependia de um data center físico que centralizava as demandas das unidades. Com a migração, a Defensoria passou a operar em ambiente mais “ágil e acessível”, diz a Huawei, especialmente para defensores que atuam em tutelas itinerantes – eles passam a poder acessar os serviços de qualquer lugar do Brasil.
Fonte:
itforum.com.br
A produção indevida de vídeos sintéticos que servem de isca para aplicação de golpes financeiros tem aumentado exponencialmente no Brasil. Entre 2022 e 2023, segundo o relatório Sumsub Identity Fraud Report 2023, o crescimento de golpes aplicados com deepfake, técnica de falsificação de imagens com recursos de Inteligência Artificial (IA), foi de 830%, na maior alta da América Latina.
De acordo com o Relatório de Riscos Globais 2024, publicado pelo Fórum Econômico Mundial em janeiro deste ano, as informações falsas ou distorcidas produzidas por IA são, hoje, o “maior risco global em curto prazo”. A magnitude e as possibilidades de criação com a tecnologia abrem caminho para a manipulação de diversas narrativas, inclusive políticas, que exploram a incerteza e dificuldade da população em distinguir o que é fato e ficção.
Fonte:
itforum.com.br
O fundador de 36 anos do misturador de criptomoedas Bitcoin Fog foi condenado a 12 anos e seis meses de prisão por facilitar atividades de lavagem de dinheiro entre 2011 e 2021.
Roman Sterlingov, cidadão com dupla nacionalidade russo-sueca, declarou-se culpado de acusações de lavagem de dinheiro e de operar um negócio de transferência de dinheiro sem licença no início de março.
O Departamento de Justiça dos EUA (DoJ) descreveu o Bitcoin Fog como o misturador de criptomoedas mais antigo da darknet , permitindo que os criminosos cibernéticos ocultem a origem de seus lucros com criptomoedas.
Fonte:
thehackernews.com
A área da saúde testemunha uma revolução tecnológica sem precedentes, com o aprendizado profundo emergindo como um divisor de águas nas imagens médicas. Essa tecnologia inovadora, capaz de ensinar máquinas a aprenderem com o cérebro humano, está transformando a maneira como diagnosticamos e tratamos doenças.
A tecnologia de Inteligência Artificial por deep learning está otimizando a qualidade das imagens médicas, tornando-as mais nítidas, detalhadas e precisas. Essa evolução representa um avanço comparável à invenção da tomografia computadorizada em 1979 e tem contribuído com a GE HealthCare no desenvolvimento de diversas tecnologias pioneiras em todas as modalidades de diagnóstico por imagem: do ultrassom, imagem molecular, tomografia computadorizada até a ressonância magnética. Não sem motivo, atualmente somos o player de Healthcare com mais patentes de IA deep learning em todo mundo.
Fonte:
saudedigitalnews.com.br
Defender a segurança da sua organização é como fortificar um castelo — você precisa entender onde os invasores atacarão e como eles tentarão violar suas paredes.
E os hackers estão sempre procurando por fraquezas, seja uma política de senha frouxa ou um backdoor esquecido. Para construir uma defesa mais forte, você deve pensar como um hacker e antecipar seus movimentos.
Continue lendo para saber mais sobre as estratégias dos hackers para quebrar senhas, as vulnerabilidades que eles exploram e como você pode reforçar suas defesas para mantê-los afastados.
Fonte:
thehackernews.com
Os gastos globais com segurança da informação devem atingir US$ 212 bilhões em 2025, refletindo um aumento de 15,1% em relação a 2024, de acordo com a última previsão da Gartner . Apesar desse aumento no investimento, as violações continuam desenfreadas, como visto em incidentes recentes, como o ataque de ransomware à Change Healthcare e uma campanha de força bruta explorando vulnerabilidades em vários produtos da Cisco .
Embora a tecnologia desempenhe um papel essencial na proteção das organizações contra ameaças cibernéticas, os adversários continuam a explorar o elo mais fraco na cadeia de defesa: o elemento humano. De acordo com o Relatório de Investigações de Violação de Dados Comerciais (DBIR) da Verizon de 2024, o elemento humano foi um componente de 68% de todas as violações de dados.
Costuma-se dizer que os controles de segurança mais sofisticados podem ser prejudicados por um único clique de um funcionário desinformado ou descuidado. Isso destaca uma questão urgente: como as organizações podem fortalecer esse elo vulnerável na segurança cibernética?
Fonte:
securityweek.com
O governo do Canadá anunciou ontem o fechamento das operações do TikTok no país. Em comunicado ao mercado, o ministro da Inovação, Ciência e Indústria do Canadá, François-Philippe Champagne, disse que isso ocorre “devido aos riscos específicos para a segurança nacional representados pelas atividades realizadas pela ByteDance Ltd. no Canadá através da TikTok Technology Canada, Inc.”
Segundo a declaraçãodo ministro, a decisão foi tomada com base em informações e provas recolhidas através de um “processo de revisão de segurança nacional em vários estágios, que incluiu a conclusão de uma auditoria rigorosa pelas agências canadenses de segurança e inteligência nacional”.
Fonte:
cisoadvisor.com.br
A Amil, uma das maiores operadoras de planos de saúde do Brasil, conseguiu transformar o atendimento ao cliente com a ajuda da Neo & Hypeone, empresa digital da Neo, especialista em customer experience e tecnologia, com a implementação da NIAh, solução que combina duas inteligências artificiais – uma proprietária, e outra generativa – específica para o mercado de atendimento e experiência do cliente. Com isso, além de diminuir em 17% o TMA (Tempo Médio de Atendimento), aumentou em 20% o FCR (First Call Resolution), que é a solução da demanda no primeiro contato.
Fonte:
saudedigitalnews.com.br
A rede de tribunais do estado de Washington sofreu uma interrupção generalizada após um ataque cibernético ocorrido domingo, informou o Escritório Administrativo dos Tribunais do Estado de Washington (AOC). De acordo com o AOC, o ataque exigiu a proteção imediata dos sistemas críticos, afetando a disponibilidade de diversos serviços.
A situação foi comunicada pelo órgão nas redes sociais, pedirando compreensão da população para os problemas de acesso que podem ocorrer durante a restauração dos sistemas.
Fonte:
cisoadvisor.com.br
A engenheira Caitlin “CK” Kalinowski, ex-líder da iniciativa de óculos de realidade aumentada Orion na Meta, foi contratada pela OpenAI para comandar os esforços da empresa em robótica e hardware de consumo. O anúncio foi feito por Kalinowski nesta quarta-feira, 6, em suas redes LinkedIn e X.
Fonte:
exame.com
Fundada em 2023, com operações no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, a PinkMapp atua com foco no sistema público de saúde, facilitando o acesso ao diagnóstico precoce, à disseminação de informações de qualidade e ao tratamento justo e oportuno do câncer de mama, além de ajudar a reduzir custos para o sistema de saúde, por meio da navegação virtual de pacientes.
A empresa nasceu alicerçada na experiência da Dra. Sandra Gioia, cirurgiã oncológica com mais de 25 anos de prática, que já impactou a vida de milhares de mulheres em diversas regiões do Brasil. Recentemente, a startup lançou uma navegadora virtual, a LucIA, baseada em inteligência artificial (IA), para auxiliar pacientes oncológicas de mama ao longo de sua jornada, fornecendo orientações, conhecimentos sobre a doença e instruções sobre os passos a serem seguidos no sistema de saúde.
Trata-se de uma plataforma digital de navegação de pacientes, com foco em câncer de mama, que visa salvar vidas e reduzir custos. A solução promove o aumento do rastreamento de mulheres em risco para a doença, resultando em diagnósticos cada vez mais precoces, aumentando a sobrevida, reduzindo os impactos individuais e otimizando o sistema ao evitar despesas com tratamentos de doenças em estágios avançados.
A navegação oferecida é um serviço essencial, especializado, com base científica e amplamente utilizado no mundo, que coloca a paciente no centro do sistema, identificando e eliminando barreiras que dificultam o acesso justo e oportuno aos atendimentos.
Fonte:
saudedigitalnews.com.br
Segundo levantamento realizado pela equipe de Inteligência de Ameaças Cibernéticas da NTT DATA, em 2024, os ataques cibernéticos custarão às organizações e empresas cerca de 10 bilhões de euros. Essa constatação foi identificada a partir da análise das ameaças cibernéticas que ocorreram globalmente durante o primeiro semestre deste ano, do impacto que elas causaram e do foco dos criminosos.
De acordo com o estudo, o crescimento da conectividade e das novas tecnologias aumenta proporcionalmente as ameaças. Além disso, foi identificado que as tecnologias emergentes fizeram com que o cenário da segurança cibernética e sua evolução tomassem uma nova direção devido ao desenvolvimento potencial da inteligência artificial generativa, que está impulsionando as ameaças cibernéticas.
Fonte:
tiinside.com.br
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) determinou ao TikTok a implementação de ações de regularização e instaurou processo administrativo sancionador para investigar potenciais práticas de tratamento irregular de dados pessoais de crianças e adolescentes.
A decisão resulta de processo de fiscalização iniciado em 2021, que passa para uma nova etapa com as medidas divulgadas nesta segunda-feira, 4.
Na análise da área técnica, foram identificados indícios de violações à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), especialmente no que se refere ao princípio do melhor interesse de crianças e adolescentes. Segundo este princípio, os direitos de crianças e adolescentes devem ser observados de forma prioritária, prevalecendo em face de outros interesses, de modo a garantir uma proteção adequada aos dados pessoais desses titulares.
Fonte:
tiinside.com.br
O Centro Nacional de Segurança Cibernética (NCSC) do Reino Unido publicou documentação técnica sobre um sofisticado backdoor de rede sendo instalado em dispositivos de firewall Sophos XG hackeados e alertou que o malware foi projetado para uma gama mais ampla de dispositivos de rede baseados em Linux.
O backdoor, chamado Pygmy Goat , usa diversas técnicas furtivas para manter a persistência e evitar a detecção, além de ser capaz de disfarçar tráfego malicioso como conexões SSH legítimas.
Fonte:
securityweek.com
Membros do Grupo de Segurança da Presidência da República da França (GSPR), o equivalente francês do nosso Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSIPR), podem ter descuidado muito com sua segurança: uma investigação mostrou que certos membros eram facilmente rastreáveis pelo aplicativo de fitness Strava.
Uma investigação do jornal Le Monde mostrou que eles estavam exibindo abertamente sua localização nesse software popular durante suas sessões de treino. Como eles viajam com o presidente Emmanuel Macron, isso torna bastante fácil descobrir sua localização. Cerca de dez dos seus guarda-costas estavam vazando informações importantes dessa forma segundo o Le Monde.
Fonte:
cisoadvisor.com.br
A Microsoft revelou que um agente de ameaças chinês que ela rastreia como Storm-0940 está utilizando uma botnet chamada Quad7 para orquestrar ataques de pulverização de senhas altamente evasivos.
A gigante da tecnologia deu à botnet o nome CovertNetwork-1658, afirmando que as operações de pulverização de senhas são usadas para roubar credenciais de vários clientes da Microsoft.
Fonte:
thehackernews.com
A Microsoft está adiando ainda mais o lançamento do seu controverso recurso Recall para PCs com Windows Copilot+, afirmando que está investindo tempo para melhorar a experiência.
O desenvolvimento foi relatado pela primeira vez pelo The Verge. A ferramenta alimentada por inteligência artificial estava inicialmente programada para um lançamento de pré-visualização a partir de outubro.
Fonte:
thehackernews.com
A Oracle lançou o Oracle Analytics Intelligence for Life Sciences. Trata-se de uma plataforma de dados e análises em escala de nuvem, baseada em inteligência artificial, que simplifica e ajuda a acelerar a geração de insights ao unificar dados diferentes em um único fluxo de trabalho inteligente. A nova solução capacita os usuários a responder a perguntas de pesquisas multidisciplinares, gerar insights e integrar essas informações aos aplicativos Oracle Health e Life Sciences já existentes.
Como resultado, as organizações do mercado de saúde podem identificar com mais precisão as necessidades do setor, avaliar a viabilidade comercial e otimizar as estratégias de lançamento de tratamentos. Essa inovação é mais um passo na visão da Oracle de preencher a lacuna entre a pesquisa e o atendimento clínico.
Fonte:
saudedigitalnews.com.br
A Open IA lançou nesta quinta-feira, 31, quinta-feira o ChatGPT Search, uma evolução do protótipo SearchGPT que estava em desenvolvimento. Integrado à plataforma ChatGPT da OpenAI , o ChatGPT Search foi projetado para dar "respostas oportunas" a perguntas, diz a empresa, extraindo de uma variedade de fontes online.
Alimentado por uma versão aprimorada do modelo GPT-4o da OpenAI , o ChatGPT Search fornece informações e fotos da web — como resultados esportivos, notícias, cotações de ações e muito mais — juntamente com links para fontes relevantes, onde você pode fazer perguntas complementares para refinar uma pesquisa em andamento.
Fonte:
tiinside.com.br
O Serpro assume papel estratégico na parceria entre o governo federal e o Porto Digital de Recife, focada na aplicação da inteligência artificial para otimizar a gestão pública. O acordo foi formalizado em Brasília, no dia 30 de outubro, durante a Semana Nacional de Inovação, e promete impulsionar o desenvolvimento de soluções digitais inovadoras para o setor público.
Fonte:
tiinside.com.br
A equipe de pesquisa de vulnerabilidades Paranoid do Yahoo identificou quase uma dúzia de falhas no produto NetIQ iManager da OpenText, incluindo algumas que poderiam ter sido encadeadas para execução remota de código não autenticado.
O NetIQ iManager é uma ferramenta de gerenciamento de diretório empresarial que permite acesso remoto seguro a utilitários e conteúdo de administração de rede.
A equipe do Paranoid descobriu 11 vulnerabilidades que poderiam ter sido exploradas individualmente para falsificação de solicitação entre sites (CSRF), falsificação de solicitação do lado do servidor (SSRF), execução remota de código (RCE), upload de arquivo arbitrário, desvio de autenticação, divulgação de arquivo e escalonamento de privilégios.
Fonte:
securityweek.com
A fornecedora britânica de segurança cibernética Sophos publicou na quinta-feira detalhes de uma briga de gato e rato de anos com sofisticadas equipes de hackers apoiadas pelo governo chinês e confessou usar seus próprios implantes personalizados para capturar as ferramentas, movimentos e táticas dos invasores.
A empresa de propriedade da Thoma Bravo, que se viu na mira de invasores que visavam ataques de dia zero em seus produtos voltados para empresas, descreveu o combate a diversas campanhas iniciadas em 2018, cada uma delas baseada na sofisticação e agressividade da anterior.
Fonte:
securityweek.comr
A Internet das Coisas (IoT) está cada vez mais presente em nosso cotidiano, muitas vezes de maneira sutil. Desde sistemas de segurança residencial até o monitoramento de saúde, essa tecnologia conecta aparelhos e aprimora operações, tornando os processos mais eficazes e protegidos.
Essa transformação tecnológica está moldando o futuro de setores e serviços essenciais, evidenciando seu vasto potencial para salvar vidas. De acordo com a Markets and Markets, o mercado global de soluções conectadas deve crescer de US$64 bilhões, em 2024, para US$153 bilhões até 2029.
Fonte:
tiinside.com.br
O mercado brasileiro de data centers está em uma trajetória de crescimento acelerado, com potencial para se tornar um polo de referência na América Latina. Em um cenário global onde a infraestrutura tecnológica é essencial para viabilizar serviços digitais, o Brasil se mostra traça uma estratégia l para o desenvolvimento do mercado de data centers, contando com uma matriz energética sustentável e uma economia emergente que demanda avanços em digitalização.
Fonte:
tiinside.com.br
O LinkedIn, rede social pertencente à Microsoft, recebeu uma multa de 310 milhões de euros (aproximadamente R$ 1,91 bilhão) da Comissão Irlandesa de Proteção de Dados (DPC, na sigla em inglês) por infrações ao Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) da União Europeia (UE).
Fonte:
sindpd.org.br
A CB Insights revelou a sétima edição anual do Fintech 100 (anteriormente Fintech 250) — uma lista das 100 empresas privadas de fintech mais promissoras do mundo.
Fonte:
cbinsights.com
A Inteligência Artificial (IA) evoluiu rapidamente de um conceito futurista para uma arma potente nas mãos de maus atores. Hoje, os ataques baseados em IA não são apenas ameaças teóricas — eles estão acontecendo em todos os setores e ultrapassando os mecanismos de defesa tradicionais.
A solução, no entanto, não é futurística. Acontece que uma plataforma de segurança de identidade adequadamente projetada é capaz de fornecer defesas contra fraudes de representação de IA. Leia mais sobre como uma plataforma de identidade segura por design pode eliminar fraudes de deepfake de IA e servir como um componente crítico nesta nova era de defesa cibernética.
Fonte:
thehackernews.com
Um caso recente no Distrito Federal trouxe à tona questões importantes sobre a proteção de dados pessoais e o direito à privacidade no Brasil. Um homem foi condenado a pagar uma indenização de R$ 14 mil à sua ex-mulher após divulgar informações médicas sigilosas durante um processo de guarda de um filho.
A decisão, mantida pela 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do DF, foi inicialmente proferida pelo 1º Juizado Especial da Fazenda Pública.
Fonte:
saudedigitalnews.com.br
O grupo de ameaças norte-coreano conhecido como Lazarus Group foi responsável pela exploração de dia zero de uma falha de segurança corrigida no Google Chrome para assumir o controle de dispositivos infectados.
O fornecedor de segurança cibernética Kaspersky disse ter descoberto uma nova cadeia de ataque em maio de 2024 que tinha como alvo o computador pessoal de um cidadão russo não identificado com o backdoor Manuscrypt.
Fonte:
thehackernews.com
A IBM lançou nesta segunda-feira (21) o Granite 3.0, a terceira geração da série Granite de modelos de linguagem grandes (LLMs) e ferramentas complementares para empresas. Trata-se de sua família mais avançada de modelos de IA até o momento.
A versão na íntegra compreende LLMs densos e de uso geral (Granite-3.0-8B-Instruct, Granite-3.0-8B-Base, Granite-3.0-2B-Instruct e Granite-3.0-2B-Base), modelos de guardrail de entrada-saída baseados em LLM (Granite-Guardian-3.0-8B e Granite-Guardian-3.0-2B), modelos de mistura de especialistas (MoE) para latência mínima (Granite-3.0-3B-A800M-Instruct e Granite-3.0-1B-A400M-Instruct) e decodificador especulativo para maior velocidade e eficiência de inferência (Granite-3.0-8B-Instruct-Accelerator).
Fonte:
epocanegocios.globo.com
O Departamento de Justiça dos EUA anunciou na quarta-feira acusações contra dois cidadãos sudaneses por seu suposto envolvimento nos ataques de DDoS lançados pelo Anonymous Sudan.
O Anonymous Sudan é conhecido por lançar ataques de DDoS altamente disruptivos contra infraestruturas críticas, empresas e organizações governamentais em todo o mundo. Os cibercriminosos também ofereciam serviços de ataque DDoS para outros que desejavam derrubar sites e serviços online.
O grupo de hackers assumiu a responsabilidade por ataques cibernéticos contra o ChatGPT, Associated Press, Microsoft, X e Telegram, entre muitos outros.
Fonte:
securityweek.com
A mudança de paradigma tecnológico impulsionada por soluções de IA está redefinindo o que significa sucesso presente e futuro para cada indústria e mercado ao redor do mundo. Para uma região como a América Latina, isso abre novos caminhos não apenas para impulsionar suas economias, mas também para impactar positivamente cada comunidade.
Crucialmente, também apresenta ferramentas poderosas para enfrentar desafios urgentes, como o desenvolvimento de habilidades e a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que promove o crescimento inclusivo. O papel fundamental que as soluções em nuvem e IA podem desempenhar no desenvolvimento da América Latina é substancial.
Fonte:
Microsoft
A Polícia Federal do Brasil anunciou na quarta-feira a prisão de um hacker cuja descrição corresponde à do famoso vazador conhecido como USDoD.
USDoD, também conhecido como EquationCorp, vazou quantidades significativas de informações roubadas de grandes organizações. Seus alvos incluem o portal InfraGard do FBI, Airbus, TransUnion, National Public Data (NPD) e CrowdStrike.
Em alguns casos, como no caso da CrowdStrike, o hacker fez reivindicações exageradas, mas seus vazamentos ainda ganharam destaque nas manchetes nos últimos anos.
Em agosto, a CrowdStrike e outros determinaram de forma independente que o USDoD é um homem de 33 anos identificado como Luan B.G. e Luan G, do estado brasileiro de Minas Gerais.
Fonte:
securityweek.com
Os modelos de linguagem existentes revolucionaram a forma como interagimos e utilizamos poderosos modelos de IA para casos de uso baseados em texto na área da saúde.
No entanto, a prática da medicina moderna é principalmente multimodal. Avaliar de forma eficaz o quadro completo da saúde do paciente requer ir além da compreensão de textos médicos, com modelos de IA sofisticados capazes de integrar e analisar diversas fontes de dados em diferentes modalidades, como imagens médicas, genômica, registros clínicos e outros.
Fonte:
Microsoft
Não perca nenhuma novidade! Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro dos episódios e das tendências tecnológicas mais recentes.